Todos sabem que a corrida traz inúmeros benefícios para a saúde, e às vezes algumas lesões articulares ou musculares também aparecem, por isso é muito importante fazer um trabalho de fortalecimento, consciência corporal e propriocepção junto com o treino de corrida.
É essencial que os treinos sejam orientados por um profissional capacitado, e o Pilates é um excelente aliado, que além de prevenir lesões, pode ajudar a melhorar o desempenho nos treinos.
O Pilates também melhora a postura, fazendo assim com que se gaste menos energia durante a corrida, melhorando a performance do atleta. Também é muito importante que o core (conjunto de músculos responsável pelo nosso equilíbrio e pela adequação postural do tronco em qualquer movimento) e músculos da coluna estejam fortes, e isso é trabalhado durante todas as aulas de Pilates.
A corrida é um exercício constante, que tem movimentos repetitivos e isso fortalece apenas alguns músculos, sobrecarregando alguns tecidos e provocando lesões causadas pelo desequilíbrio muscular, por isso os outros grupos musculares também precisam ser trabalhados.
Para um bom desempenho, os praticantes de corrida precisam ter uma respiração adequada, que é muito trabalhada durante as aulas de Pilates, aumentando a capacidade pulmonar do atleta.
Listarei a seguir os principais benefícios que o Pilates pode proporcionar aos praticantes de corrida:
– Prevenção de lesões;
– Fortalecimento e alongamento da musculatura;
– Equilíbrio muscular;
– Melhora da performance;
– Melhora da propriocepção, equilíbrio e consciência corporal;
– Aumento da capacidade pulmonar;
– Aumento da resistência muscular.
Pilates e corrida, a união perfeita para quem deseja saúde e disposição.