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Todos sabem que a corrida traz inúmeros benefícios para a saúde, e às vezes algumas lesões articulares ou musculares também aparecem, por isso é muito importante fazer um trabalho de fortalecimento, consciência corporal e propriocepção junto com o treino de corrida.

É essencial que os treinos sejam orientados por um profissional capacitado, e o Pilates é um excelente aliado, que além de prevenir lesões, pode ajudar a melhorar o desempenho nos treinos.

O Pilates também melhora a postura, fazendo assim com que se gaste menos energia durante a corrida, melhorando a performance do atleta. Também é muito importante que o core (conjunto de músculos responsável pelo nosso equilíbrio e pela adequação postural do tronco em qualquer movimento) e músculos da coluna estejam fortes, e isso é trabalhado durante todas as aulas de Pilates.

A corrida é um exercício constante, que tem movimentos repetitivos e isso fortalece apenas alguns músculos, sobrecarregando alguns tecidos e provocando lesões causadas pelo desequilíbrio muscular, por isso os outros grupos musculares também precisam ser trabalhados.

Para um bom desempenho, os praticantes de corrida precisam ter uma respiração adequada, que é muito trabalhada durante as aulas de Pilates, aumentando a capacidade pulmonar do atleta.

Listarei a seguir os principais benefícios que o Pilates pode proporcionar aos praticantes de corrida:

– Prevenção de lesões;

– Fortalecimento e alongamento da musculatura;

– Equilíbrio muscular;

– Melhora da performance;

– Melhora da propriocepção, equilíbrio e consciência corporal;

– Aumento da capacidade pulmonar;

– Aumento da resistência muscular.

 

Pilates e corrida, a união perfeita para quem deseja saúde e disposição.