Escolha uma Página

É possível incluir o Pilates no tratamento da diabetes? 

Diabetes é uma doença na qual o organismo perde, parcialmente o poder de “metabolizar” os açúcares fornecidos pelos alimentos ingeridos, assim, o açúcar que não é metabolizado acumula-se no sangue e não se transforma em energia.

Pessoas portadoras de diabetes apresentam várias complicações, tanto crônicas como agudas, se não tratada corretamente.

A atividade física é uma poderosa aliada no tratamento e prevenção da diabetes tipo I e II porque o exercício normaliza a glicose sanguínea, diminuindo a resistência à insulina e melhorando a sensibilidade a ela. Muitas vezes as doses de medicamentos são diminuídas aos praticantes de exercícios regulares.

O Pilates é indicado em casos de diabetes por ser um exercício de baixa intensidade, com risco muito pequeno de lesões e hipoglicemias, que têm maior chance de acontecer na atividade física intensa. O Pilates também reduz os níveis de cortisol (hormônio do stress) e também os riscos de doenças no coração, melhorando assim, a qualidade de vida do diabético.

A boa alimentação e muitas vezes a medicação também fazem parte do tratamento da diabetes. Não deixe de fazer acompanhamento médico e procure um profissional capacitado para a prática do Pilates.

_MG_3374