Escolha uma Página

O TREINO SUSPENSO NEM SEMPRE ACONTECE NAS ALTURAS

 

Muita gente adora o Pilates clássico, porém a procura por suas variações aumenta a cada dia, principalmente quando se fala no Pilates em suspensão. Existem muitas dúvidas sobre, e as principais são:

 

O que é Pilates em suspensão?

É uma variação do Pilates, onde os princípios e benefícios são os mesmos do Pilates tradicional, porém são usados aparelhos específicos, a aula fica mais dinâmica e aumenta a variedade de exercícios.

Treino suspenso não significa que a pessoa ficará o tempo todo pendurada ou em inversão. Muitas vezes esses exercícios desafiadores serão realizados apenas depois de muito tempo da prática, pois o mais importante é seguir um propósito durante as aulas e não visar apenas o desafio ou beleza dos exercícios sem levar em consideração as necessidades individuais dos alunos.

iPhone 151

Quem pode praticar?

Assim como o Pilates clássico, qualquer pessoa, em qualquer nível de condicionamento físico pode praticar, pois existem exercícios básicos e os mais avançados e também os queridinhos acrobáticos, aqueles que ficam lindos nas fotos, mas nem sempre são os mais eficientes. É muito importante que os alunos passem por todas as etapas e faça sempre os movimentos corretos e siga os princípios da técnica.

Também pode ser praticado por gestantes, pessoas que estão em fase de reabilitação em um pós-cirúrgico ou patologia articular, crianças, idosos, atletas.

 

Quais os benefícios?

Os benefícios são os mesmos do Pilates clássico, aqui vão alguns deles:

  • aumenta a resistência física e mental;
  • alonga e melhor controle corporal;
  • corrige postural;
  • aumenta da flexibilidade, tônus e força muscular;
  • alivia das tensões, estresses e dores crônicas;
  • melhora a coordenação motora;
  • dá maior mobilidade das articulações;
  • estimula do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
  • trabalha a respiração;
  • promove o relaxamento
  • aumenta a concentração;
  • para gestantes: alivia dores na coluna, melhora o alongamento e trabalha a respiração, tornando o parto mais tranquilo e ajuda no período pós-parto, por fortalecer e alongar a musculatura pélvica e abdominal.

 

 

Quais os aparelhos que podem ser utilizados para o treino suspenso nas aulas de pilates?

Existem muitos aparelhos usados no treino suspenso, vou falar um pouco sobre quatro aparelhos que temos aqui na Harmônica Studio Pilates:

 

– Columpio: É um tecido suspenso, conhecido como Pilates aéreo ou aeropilates. É o mais versátil e mais querido entre instrutores e alunos. Trabalha equilíbrio e força, e permite que sejam realizados uma vastíssima gama de exercícios de fortalecimento e alongamento.

_MG_3405 iPhone 059

 

 

 

 

 

 

 

– Power balance: É uma mistura de um balanço com um trapézio circense, permitindo várias possibilidades de exercícios.

blog 005 blog 006

 

– TRX: É um aparelho leve, que pode ser fixado em qualquer estrutura fixa, sem necessitar de um grande espaço a sua volta. Ele foi criado pela marinha americana, para que os soldados pudessem manter o excelente condicionamento físico, treinando em lugares pequenos, com a enorme variedade de exercícios que o aparelho permite.

iPhone 208 blog 004

 

 

 

 

 

 

 

Elastic Training: Técnica onde um elástico é preso a um colete, oferecendo resistência ao movimento. Permite exercícios de coordenação, controle neural, equilíbrio e força.

curso 181foto 004