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Qual escolher?

 

Muita gente tem dúvida ao escolher o exercício ideal para o fortalecimento muscular e a pergunta mais frequente é: Qual o melhor exercício, Pilates ou musculação?

Os dois têm suas vantagens e podem ser melhor ainda se associados, mas deve-se evitar fazer as duas atividades no mesmo dia.

A diferença básica entre os dois exercícios é:

 

Pilates:

– Mais equilíbrio;

– Maior coordenação motora;

– Mais flexibilidade;

– Maior força com menor volume muscular;

– Prevenção de lesões;

– Melhor respiração.

 

Musculação:

– Mais volume muscular rapidamente;

– Maior benefício ósseo, proporcionado pelo impacto do exercício;

– Fortalecimento de grupos musculares específicos.

 

Quem deseja fortalecimento sem ganho de massa muscular, corrigir a postura e ganhar alongamento deve optar pelo Pilates e quem deseja fortalecimento de grupos musculares específicos, com aumento de massa muscular, a opção deve ser a musculação.

A prática associada tem diversos benefícios tanto estéticos quanto para a saúde e bem estar.

Para quem pratica apenas musculação, manter o alongamento muscular é uma tarefa árdua, também podem ocorrer lesões devido ao excesso de carga usadas durante os exercícios. Quem pratica apenas Pilates não tem aumento de massa muscular, tão desejado pela maioria das pessoas. Pessoas com osteoporose ou osteopenia têm maiores benefícios com a musculação.

Ou seja, quem pratica as duas atividades tem a musculatura definida, alongada, tonificada e dificilmente terá alguma lesão. Os exercícios de musculação também se tornarão mais eficientes pela consciência corporal e boa postura adquiridos no Pilates.

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Seja qual for o exercício escolhido, só terá benefícios. O que não vale é ficar parado.